O que representam estas três letras que mudaram o mercado, as estratégias de investimento e o modelo de gestão empresarial?
A sigla ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança (ASG). A expressão, que chama a atenção do mercado para que as organizações incorporem as melhores práticas de gestão nestas três frentes, surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins (em tradução livre, "Ganha quem se importa").
O termo surgiu de uma provocação do então secretário-geral da ONU Kofi Annan para grandes empresários de instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
Hoje, o ESG é sinônimo de competitividade, responsabilidade e reputação. Além de considerar as tradicionais métricas financeiras das empresas, investidores, parceiros e clientes olham atentamente para as organizações de forma holística e avaliam seu compromisso social.